OBA® Otimizar o Bariátrico

O bariátrico é um paciente complexo. Da sua condição clínica, emocional e social anterior à cirurgia, até a obtenção dos resultados desejados ou possíveis decorre uma longa adaptação, para a qual um suporte médico e psicológico especial faz-se necessário – ou o pleno sucesso do procedimento não é alcançado.

A realidade é que muitos evitam – por inadequação do preparo para uma nova vida – ou não encontram o devido amparo, e sofrem com perda da saúde e da qualidade de vida. Não é esse o objetivo final de tamanho empreendimento. Perder peso e ter melhorado o status metabólico é muito, mas é o mínimo, é preciso restaurar e manter a autoestima – somente possível através da sintonia fina de toda a economia do corpo, e do equilíbrio da mente.

A experiência mundial de suporte aos bariátricos é extensa, mas não há um consenso, senão o de que, além de outros especialistas, hematologistas são essenciais a esses pacientes. Do aprendizado contínuo com centenas deles, gradualmente desenvolvemos o programa OBA!®  Otimizar o Bariátrico.

A partir de uma ampla avaliação clínica e diagnóstico sistêmico, são pesquisadas todas a variações da fisiologia decorrentes do estado emocional, metabólico e hemodinâmico prévios à cirurgia, bem como as carências nutricionais específicas ou não – enfim, o conjunto de comorbidades. A partir de então, através de um protocolo clínico é desenhado um projeto individualizado de follow-up terapêutico e de ajuste nutricional e psicossocial – para que o paciente possa entender como manter-se bem pelo resto da vida.