VIRCUT®
No Brasil apenas, mais de um milhão de profissionais estão sob risco de contrair o HIV em acidentes perfurocortantes no ambiente de trabalho.
O HIV pode ser transmitido a médicos, dentistas, enfermeiras, garis, técnicos em higienização, de equipamentos hospitalares, a pessoal de laboratórios, bancos de sangue, hemodiálise, cuidadores, tatuadores, a manicures, e a outros profissionais.
Mas há uma janela de oportunidade para impedir as infecções acidentais por HIV, que consiste em iniciar rapidamente o tratamento antiviral, se necessário.
Esse tratamento é conhecido por PEP, sigla do inglês para Profilaxia Pós-Exposição.
O governo e muitos hospitais fornecem a PEP, mas são sistemas lentos, presos à ideia de que se pode esperar até 72 horas para iniciar o tratamento. Idealmente, entretanto, a PEP é mais segura se iniciada até duas horas após o acidente potencialmente infectante. Mas isso nunca acontece, exceto para os privilegiados que trabalham nos melhores hospitais: burocracia, desinformação, falta de médico, de farmacêutico, do medicamento e outros fatores, impedem que o tratamento chegue rapidamente a mais de 90% das vítimas.
VIRCUT® é o extintor do HIV.
Consiste em um serviço médico, que disponibiliza um kit lacrado sobre display adesivo, contendo o tratamento inicial imediato da PEP – fundamental para que as vítimas de acidentes recebam as primeiras doses da PEP, até que consigam o apoio para concluir o tratamento.
Os kits são sinalizados e dispostos aderidos à parede nos locais de risco.
Para receber a senha para abrir o container a vítima responde a perguntas formuladas por um algoritmo, que identifica se há risco real de infeção. Em caso afirmativo a senha é liberada, dando acesso ao tratamento para alguns dias.
Idealizado há mais de vinte anos, o sistema não foi aprovado como produto pelas autoridades santitárias, em razão de que foi recentemente transformado em um serviço médico, ético, necessário, e seguro.
O novo protótipo está pronto, e o plano de negócios está em desnvolvimento para trazer a segurança contra o HIV para mais de um milhão de profissionais.
VIRCUT® foi concebido em 1996, e validado em 1998, quando o CDC recomendou a adoção do tratamento para proteção de profissionais sob risco de contrair o HIV no trabalho. Mas era visionário demais, decorreriam mais de 20 anos até as condições estivessem reunidas para o sucesso desse empreendimento.
Bem-vindo à segurança contra o HIV no trabalho.